A vacina DTaP (também conhecida como DTP) é uma vacina combinada que protege contra três doenças infecciosas: difteria, tétano e coqueluche (tosse convulsa). É uma vacina altamente eficaz contra tais vírus. A vacina DTaP é geralmente bem tolerada, mas pode causar efeitos colaterais leves, como dor ou vermelhidão no local da injeção, febre e irritabilidade.
Em casos raros, a vacina pode causar reações mais graves, como convulsões febris ou alergias graves. No entanto, os benefícios da vacinação superam amplamente os riscos, e a vacina DTaP é considerada uma das mais importantes vacinas infantis para prevenir doenças infecciosas graves.
A vacina DTaP é administrada em uma série de cinco doses, geralmente iniciando aos 2 meses de idade. As doses subsequentes são dadas aos 4 meses, 6 meses, 15 a 18 meses e entre 4 e 6 anos de idade. Além disso, os adultos também devem ser vacinados com a vacina DTaP, principalmente se nunca foram vacinados ou se não receberam uma vacinação de reforço nos últimos 10 anos. Isso é particularmente importante para aqueles que estão em contato próximo com bebês e crianças pequenas, pois eles são mais suscetíveis à coqueluche. Além disso, a vacina DTaP também é recomendada para mulheres grávidas durante o terceiro trimestre para ajudar a proteger seus bebês recém-nascidos.
Em geral, a maioria das pessoas pode receber a vacina DTaP com segurança. No entanto, há certos casos em que a vacinação com DTaP pode não ser recomendada ou pode precisar ser adiada. Os médicos podem avaliar o histórico médico individual e fornecer orientações específicas sobre a vacinação.
● Pessoas com certas condições médicas, como doenças neurológicas ou imunodeficiência;
● Pessoas que tiveram uma reação alérgica grave a uma dose anterior da vacina DTaP ou a algum componente da vacina.
2025 Imunolar © | Todos os direitos reservados.